logo

Estadual

Eder segue detido e promete que vai colaborar com investigações da PF


Por Patrícia Sanches e Jacques Gosch

Eder Moraes, ex-secretário estadual de Fazenda, Casa Civil e da Secopa, promete colaborar com as investigações da Polícia Federal. “Vai contar tudo o que souber em seu depoimento”, revelou o ex-desembargador Paulo Lessa, advogado de Eder, juntamente com o filho, Fábio Lessa.

O ex-secretário, que foi homem forte nas gestões Blairo Maggi (PR) e Silval Barbosa (PMDB), foi preso em sua casa no condomínio Florais, no início da manhã e, conforme o advogado, recebeu a detenção com serenidade. Ele permanece detido da sede da PF e deve ser transferido a qualquer momento para Brasília, na sede da instituição, onde vai prestar depoimento e, depois, para o Presídio da Papuda.

Ainda conforme Lessa, Eder teve a prisão preventiva decretada (30 dias, que podem ser estendidos) devido à delação premiada de Júnior Mendonça, pivô das investigações acerca de esquema de lavagem de dinheiro e crimes contra a administração pública.


Ararath

A primeira etapa da operação Ararath ocorreu em 2011, tendo como principal pivô o empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o Junior Mendonça. Ele é dono de empresa de factoring e da rede de postos de combustível Amazônia Petróleo. Desde então, foram realizadas mais 4 ações da PF. A última, deflagrada hoje. A ação foi desencadeada após depoimento de Júnior, que aceitou fazer a chamada delação premiada, de devido documentos apreendidos Eder Moraes.

Acontece que o ex-secretário foi gerente do Bic Banco, investigado pela PF devido suspeita de lavagem de dinheiro por meio de empréstimos feitos à empresas e transações com o governo estadual, em 2007, quando o Palácio Paiaguás estava sob Blairo Maggi. Além de Eder e de Silval, nesta 5ª etapa da operação, outras figuras da política de MT foram alvos dos agentes da PF, como o deputado José Riva (PSD), que foi preso, o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes - que teve a casa e gabinete na prefeitura - visitados pela PF, além do conselheiro do TCE Sérgio Ricardo e do ex-conselheiro Alencar Soares.

Rdnews


Publicações Oficiais

Licença Prévia nº 319429/2025 - SEMA/MT

 A empresa CGH SALOBA ENERGÉTICA SPE LTDA., inscrita no CNPJ nº 45.485.780/0001-45, torna público que recebeu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MT, a Licença Prévia nº 319429/2025, para o empreendimento CGH SALOBA, localizado no rio Cabaçal, município de Reserva do Cabaçal – MT.


MAPEAMENTO

TCE-MT fará censo próprio para mapear realidade econômica e social dos municípios

Sérgio Ricardo alertou que 35 municípios do Estado correm o risco de desaparecer.


EXPOIND 2025

Após 15 anos, Indiavaí resgata tradição e se torna referência em eventos na região Oeste de Mato Grosso

Evento registrou recorde de público e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.